O texto “Nosso Programa” do filósofo Flusser trata de três conceitos nas quais se enquadram qualquer ação, sendo elas a finalística, causalística e programática.
A finalística considera um estado final já compreendido, ou seja, é predestinado. Seu problema consiste na limitação da liberdade humana, já que seus atos estarão direcionados não devendo haver desvios que alterem o fim desejado. A causalística nada mais é do que uma ação motivada, logo uma conseqüência de outra ação. É um comportamento de reflexo de uma ação prévia. Apesar de também limitar a liberdade, ela o faz de maneira branda porque a identificação das causas é, por vezes, difícil e os efeitos são pouco previsíveis. A programática é o conceito preponderante atualmente, visto que estamos vivendo a era da informática que é regida por programas que manipulam o homem. Esta aí suas dificuldades: o imperialismo e o controle exercido.O acaso é necessidade e tudo é inerente ao homem, ele é apenas uma peça.
Da mesma forma, o texto “Do Programa” defende que o programa é a palavra que resume o presente. O funcionamento do homem é programático e totalmente previsível, ele é um instrumento de um sistema maior. A liberdade só é conquistada quando esse programa falha.
Comentários
Postar um comentário