Pular para o conteúdo principal

Finalística, causalística e programática.

 

O texto “Nosso Programa” do filósofo Flusser trata de três conceitos nas quais se enquadram qualquer ação, sendo elas a finalística, causalística e programática.

A finalística considera um estado final já compreendido, ou seja, é predestinado. Seu problema consiste na limitação da liberdade humana, já que seus atos estarão direcionados não devendo haver desvios que alterem o fim desejado. A causalística nada mais é do que uma ação motivada, logo uma conseqüência de outra ação. É um comportamento de reflexo de uma ação prévia. Apesar de também limitar a liberdade, ela o faz de maneira branda porque a identificação das causas é, por vezes, difícil e os efeitos são pouco previsíveis. A programática é o conceito preponderante atualmente, visto que estamos vivendo a era da informática que é regida por programas que manipulam o homem. Esta aí suas dificuldades: o imperialismo e o controle exercido.O acaso é necessidade e tudo é inerente ao homem, ele é apenas uma peça.

Da mesma forma, o texto “Do Programa” defende que o programa é a palavra que resume o presente. O funcionamento do homem é programático e totalmente previsível, ele é um instrumento de um sistema maior. A liberdade só é conquistada quando esse programa falha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

     Meu nome é Bianca Campos Alves, tenho 18 anos e sou natural de Belo Horizonte. Desde muito nova eu sou apaixonada por programas televisivos de decoração de interiores e sempre me chamou muita atenção o campo da construção civil. Com o tempo, passei a me interessar por outras áreas e disciplinas, o que me gerou muita dúvida do caminho a seguir na minha vida estudantil. Escolhi cursar Arquitetura e Urbanismo pelo leque de opções abrangidas pelo curso e, também, pelas habilidades exigidas desse profissional.  O blog foi criado com o intuito de compartilhar meus projetos desenvolvidos na disciplina de AIA (Ateliê Integrado de Arquitetura). Aqui estará exposta um pouco da minha evolução como acadêmica.

Críticas estruturadas dos GIFs

GIF produzido pelo aluno Erick Alysson Souza Carvalho  O GIF tem uma noção de tempo percorrido e possui caráter abstrato, não sendo possível identificar do que se trata. As transições são sutis e me agrada velocidade de rotação de imagem porque possibilita maior tempo de interação com cada imagem. Acho que poderia ter sido usado mais imagens e mis recursos disponibilizados pelo Photopea. O trabalho ficou muito bom e segue a proposta determinada, parabéns!    GIF produzido Mateus Antonucci Peranovich  O fundo escolhido não se relaciona bem com a imagem sobreposta, não possuem relação uma com a outra. O movimento criado é muito rápido gerando um "apagão" no final da reprodução do GIF. Porém, as imagens escolhidas foram muito bem manuseadas, permitindo a produção de um movimento ordenado e harmonioso. Gostei também do efeito vermelho crescente. Um outro problema foi o figurativismo, percebe-se que se trata de um movimento de expansão do tórax e fechamento do braço, ou s...